quinta-feira, 25 de novembro de 2010

APOCALIPSE


A doutrina das ultimas coisas é a base de toda doutrina.
Doutrina Pré-Tribulacionista:

O LIVRO DE APOCALIPSE= postarei aqui os eventos e visões principais do Livro sem se ater aos detalhes...

Estudo sobre escatologia baseado no livro de Apocalipse...  

O que é escatologia?
Escatologia é uma palavra que subdivide em dois termos Eskato Logia, no original grego :
ESKATOS = Significa Último     LOGIA = Significa Estudo
ESCATOLOGIA significa Estudo das Últimas Coisas.

A palavra Apocalipse é uma transliteração da palavra grega,cuja tradução significa Revelação.

O livro do Apocalipse,em grande parte do seu conteúdo,revela o periodo da tribulação.
O livro do Apocalipse também  é um livro muito expeculativo,devido as divérsas visões e simbolos contidos nele.Logo no seu primeiro capitulo nós ja temos o próprio esboço do livro:

Ap.1:19
Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.


1-As coisas que viste-''passado''
2-As coisas que são-''presente''
3-As coisas que hão de acontecer-''futuro''


O AUTOR HUMANO DO LIVRO


Ap 1:4
 João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

Deus deu a Revelação a Jesus,que envia um anjo e transmite a João e João passa para as igrejas.
O autor humano do livro é o apóstolo João que estava exilado na ilha de patmos por causa da Palavra e do Testemunho de Jesus.
Ele recebeu a visão num dia de domingo:
Ap 1:10
Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,
O domingo ja era o dia oficial em que os cristão se reuniam,Constantino apenas oficializou este dia,que ja era o dia em que os mesmos se reuniam.


AS SETE CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA

Ap1:4
João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir
Ap1:11
O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

Todas estas igrejas  existentes na época do apóstolo João.Estavam localizadas na província romana proconsular da Asia, isto é, na parte oriental da Ásia Menor.


''AS COISAS QUE VISTE'' Apocalipse 1:12-20

A VISÃO DO FILHO DO HOMEM
                                                                                    Apocalipse 1:12-20
12  Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro
13  e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
14  A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;
15  os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
16  Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
17  Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
18  e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
19  Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.
20  Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Esta é a visão do Senhor Jesus glorificado nos seus detalhes,e podem ser resumidos na onisciência,onipresença e na onipotência de Jesus,como também sua eternidade.
A sua Onisciência vista pelos''olhos como chama de fogo''.
Sua Onipotência pela ''voz,como de muitas águas''.
Sua Onipresença pelo ''seu rosto brilhava como a luz do sol na sua força''.
E a sua Eternidade por ''eu sou o primeiro e o último''.

No verso 20 o próprio Senhor dá o significado da visão dizendo:
20  Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.

As sete estrelas= são os anjos das sete igrejas(que se refere ao pastor de cada uma das igrejas)
Os sete candeeiros=são as sete igrejas 
Como no texto original não há capitulos e versículos;a continuação da visão é o relato das sete cartas endereçadas a sete igrejas da Ásia,todas elas existentes na época do Apóstolo João. 




''AS COISAS QUE SÃO'' Apocalipse cap.2 e 3

A ERA DA IGREJA (Apocalipse 2 e 3)
Dentro da visão do Apocalipse de João,esta parte se refere a era da igreja,daí surge o significado ''As Coisas que São''. Portanto,tudo que está contido nestes dois capitulos diz respeito a igreja.
Durante todas as épocas haverá igrejas como Éfeso,Esmirna,Pérgamo,Tiatira,Sardes,Filadélfia e Laodicéia. Hoje, nenhuma destas igrejas do tempo do Apóstolo João está na ativa.














RUINAS DE ÉFESO :

Apocalipse 2:1-7
1 ¶ A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
2  Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
3  e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
4  Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5  Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
6  Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Esta era uma igreja que tinha como característica a perseverança,o trabalho e que provava aqueles que se diziam terem sido enviados pelo Senhor mas que não traziam as marcas do verdadeiro Apóstolo.
A asseveração que Cristo fez a esta igreja foi o fato de o ter abandonado o primeiro amor. De acordo com a carta de Paulo aos Efésios da até para imaginar o tipo de igreja que era naqueles primeiros dias.
5  Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Um princípio é ensinado pelo Senhor aqui;LEMBRAR de onde caiu,ARREPENDER-SE e VOLTAR à pratica das primeiras obras. 
O que significa MOVER DO SEU LUGAR O TEU CANDEEIRO,caso não te arrependas?
O Candeeiro era uma forma de iluminação da época. Dentro do Templo no Antigo Testamento havia um castiçal com sete hastes que iluminavam o lugar santo. Estes Candeeiros que são as sete igrejas tem como função serem a luz do mundo.  Então MOVER DO SEU LUGAR O TEU CANDEEIRO significa a remoção daquela igreja porque havia deixado de brilhar.





RUINAS DE ESMIRNA                                   

Apocalipse 2:8-11
Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
9  Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.
10  Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.
Esta igreja  sofre com perseverança a perseguição,e o grande destaque dela é que não há condenaçãopor parte de Jesus para com ela.
O grande consolo é que a provação pode nos tirar quase todas as coisas,mas a provação é controlada pelo Senhor(colocará alguns de vós);e a provação também tem seu limite de tempo (no caso aqui,apenas 10 dias)e  que há uma coroa especial para o vencedor,A Coroa da Vida.



RUINAS DE PÉRGAMO
Apocalipse 2:12-17
12 ¶ Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
13  Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14  Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
15  Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
16  Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
17  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.
Uma igreja que habitava numa cidade onde era realizado o ''culto ao Imperador''.Por isso o verso 13 diz:''trono de satanás ...onde satanás habita''.
A condenação de Jesus aqui não é pouca. Doutrina de Balaão,armar ciladas para os filhos de Deus. O que Balaão fez no A.T. foi dar conselhos a Balaque de levar os filhos do seu povo a desposar as filhas de Israel o que desagradaria a Deus;e ELE mesmo disciplinaria seu povo.
 Ainda a Doutrina dos Nicolaítas,que possivelmente era um tipo de gnosticismo desenvolvido por Nicolau discipulo de Cerinto no 1o século. Nesta carta o Senhor se apresenta como ''Aquele que tem a espada afiada de dois gumes''. Hebreus 4:12 diz que a Escritura é como uma espada de dois gumes;e que esta igreja será julgada pela Escritura conforme o verso16.                                                                                                    
A Recompensa: ''O Maná escondido'' que também está ligado a Palavra,aqui na forma de alimento. Há uma segunda recompensa: ''O Novo nome''.Receberemos um novo nome que nos valerá por toda a eternidade.




RUINAS DE TIATIRA
Apocalipse 2:18-29
18 ¶ Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:
19  Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
20  Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21  Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
22  Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
24  Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
25  tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26  Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27  e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28  assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
29  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Tiatira era a cidade de Lídia,a primeira convertida na Europa (Atos 16:14).Tiatira mantinha vivo o amor em conjunto com a fé e serviço. É a carta mais longa das sete. O conteúdo desta ,mostra o desagrado de Jesus em uma área que tem afetado a igreja nos dias de hoje,a liderança. Jesus aqui foi muito duro ao tratar deste assunto,usa palavras pesadas e sentenças drásticas para igrejas que tem esta característica.
É de se imaginar  que as igrejas de hoje que tem suas profetisas no seu seio sejam confrontadas com esta passagem. Ele a chama de Jezabel para liga-la com a personagem do A.T;se declara profetisa;não somente ensine;mas seduza os meus servos a praticarem a prostituição (espiritual) e a comerem carne sacrificada aos ídolos.
Na sua sentença o Senhor promete que vai aniquila-la para ela não mais exercer sua influência sobre os seus servos.
A Recompensa;''eu lhe darei autoridade sobre as nações,  e com cetro de ferro as regerá''.Muito se tem discutido em torno do significado de ''estrela da manhã''. Em Isaias 14:12 o diabo antes da queda é chamado de estrela da manhã;em Daniel 12:1-3 é prometido aos filhos de Deus brilharem como estrelas eternamente;e em Apocalipse 22:16 o Senhor Jesus Cristo é chamado A Estrela da Manhã. Oque é comum em todas estas passagens??   A Glória e o brilho intenso;e que o teremos eternamente!



RUINAS DE SARDES 
Apocalipse 3:1-6
1 ¶ Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
2  Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.
3  Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
4  Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
5  O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Esta igreja tem uma particularidade,é a única que Jesus não fez nenhum elogio,apenas advertências. Uma igreja que aparenta  ser viva,mas estava morta ,seus membros estavam vivendo vidas sem sentido.
Jesus confrontou esta igreja com a iminência da sua vinda e na recompensa ;a promessa de uma purificação completa em reconhecimento da pureza alcançada aqui por aqueles poucos que restaram fiéis naquela igreja.




RUINAS DE FILADELFIA
Apocalipse 3:7-13
7 ¶ Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:
8  Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
9  Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.
10  Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
11  Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12  Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
13  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Jesus declara que abriu uma porta àquela igreja e ninguém a fecharia. Declara ainda que era uma igreja sem muita expressão de força,mas que tinha uma grande virtude ''guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome''.  O destaque desta igreja é o verso 10,onde Cristo faz uma promessa a esta igreja que ela não passaria pela tribulação que viria sobre o mundo inteiro e que é  uma referência ao Arrebatamento.




RUINAS DE LAODICÉIA
Apocalipse 3:14-22
14 ¶ Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16  Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
17  pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
18  Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
19  Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
21  Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Nesta carta o destaque é o verso 20,onde teólogos se dividem quanto a aplicação dele;se é para crentes ou descrentes.  A questtão toda é: Por que Jesus pregaria o evangélho para sua igreja???

''EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO'' 





'' se ALGUÉM ouvir a minha voz e abrir a porta,entrarei em SUA CASA e cearei COM ELE, e ELE, comigo''
Só há uma possibilidade de Jesus entrar numa pessoa;para salva-lo.  
Esta era a triste realidade desta igreja;que o mundanismo ja estava tão forte dentro dela que ela precisou ser evangelizada.   


  

  





Com isto João encerra a sua visão,cabe agóra cada igreja ser confrontada com sua realidade e tomar atitudes para uma retomada para a glória dAquele que está no meio dos sete castiçais.




''AS COISAS QUE HÃO DE ACONTECER DEPOIS DESTAS'' Ap.cap.4 a 22
Esta parte corresponde ao periodo da tribulação,a 2a vinda de Cristo,o Milênio e os novos céus e a nova terra,portanto corresponde a todo o futuro.  
Seguiremos de uma forma narrativa ,mas que no decorrer nós encontramos informaçõs soltas no livro que funcionam como um parêntesis (ou interlúdio) na narrativa de forma que não há interferência no andamento do tempo do periodo da tribulação.

Apocalipse 4:1
1 ¶ Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.
O capitulo 4 inicia com a expressão '' depois destas coisas'' indicando o início da visão de João dada por Cristo conforme apc.1:19.
São três os destaques do capitulo 4. O primeiro está no verso 1 quando João ouve uma voz como de trombeta:                                                                                                                                                                                                                                     


''Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas''.
O Apóstolo João ve uma porta aberta no céu;isso informa um quadro claro do arrebatamento da Igreja.
João estava na terra quando teve a visão do capitulo1,também estava na terra quando recebeu as sete cartas às sete igrejas nos capitulos 2 e 3 sendo as coisas que são. Mas quando vai começar esta terceira parte no capitulo 4;João recebe a ordem de subir para o céu de onde assistirá tudo o que vai acontecer no futuro.
Se seguirmos a sequencia do próprio livro do Apocalipse tomando João como o ancião representando a igreja,podemos concluir que a igreja será arrebatada antes de começar a tribulação.  Avoz de trombeta combina com o relato de Paulo aos Tessalonicenses 4:13-18.









OS 24 ANCIÃOS SENTADOS EM 24 TRONOS
Apocalipse 4:4 
Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro.
Quem são os 24 Anciãos sentados em 24 tronos,vestidos de branco com coroas de ouro na cabeça?? E o que significa o número 24???
Se observarmos os detalhes,podemos associar estes 24 anciãos com a igreja.                                           O termo ancião é o mesmo que presbítero,um dos nomes dado ao Pastor Lider da igreja conforme Atos 20:17.
Vestidura branca é a vestimenta da igreja no capítulo 19 de Apocalipse .
Eles tinham coroas na cabeça,onde a palavra grega é '' stefanov stephanos '',a mesma palavra usada para as coroas que o Apóstolo Paulo e Pedro relataram como galardões para a igreja. O termo ''stephanos'' denota uma coroa de vitória recebida nos jogos olímpicos pelo vencedor. Ela é diferente de diadema ,coroa do Rei.
Sentados em tronos junto com o trono do Senhor para julgamento,isto confere com ICorintios 6:2,3 '' Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo... Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?''
O número 24 é um número representativo de um todo. Davi dividiu o sacerdócio em 24 turnos de sacerdótes para ministrarem no templo (ICrônicas 24).  E Pedro diz que somos uma raça de sacerdótes.
O verso 10 diz:'' os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono,'' .
Um outro destaque são os seres viventesrelatados nos versos de 6-9:

Apocalipse 4:6-9
6  Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás.
7  O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando.
8 ¶ E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.
9  Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,
São querubins ,seres angelicais que assistem na presença de Deus conforme Isaias 6. Suas aparencias são semelhantes aos do Senhor Jesus apresentados nos evangélhos:
Mateus -apresenta-o como rei associado ao Leão.
Marcos-apresenta-o como servo associado ao Novilho.
Lucas-apresenta-o como Homem.
João-apresenta-o como Deus associado a Águia.
Por que estes seres viventes tem a mesma aparencia do Filho do homem??? A resposta é pela sua exposição constante ao Filho. Assim como Moisés (Êxodo 34:29,30).






O LIVRO TODO SELADO


Apocalipse 5:1-14
 ¶ Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.
2  Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?
3  Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;
4  e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.
5  Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
6 ¶ Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.
7  Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;
8  e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,
9  e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
10  e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.
11  Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,
12  proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
13  Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
14  E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.
O capitulo 5 descreve a visão do livro todo selado que ninguém podia abrir e que o Cordeiro,que também era o Leão da tribo de Judá foi o único capaz de abrir o livro.  Sem dúvida são simbolos da mesma pessoa,o Senhor Jesus Cristo.
Era um momento de expectativa,e também de louvor e adoração nos céus.  É o capitulo introdutório de todo o juizo que será derramado sobre a terra naquele periodo de tribulação.



OS PRIMEIROS JUIZOS,OS 7 SELOS                    
Apocalipse 6:1
1 ¶ Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!
Este é um capitulo fundamental do Apocalipse.  A interpretação destes selos determina toda a linha a ser seguida na interpretação  das visões do Apocalipse.

Os quatro primeiros selos são quatro cavalos com seus respectivos cavaleiros que saem para derramarem seus juizos sobre a terra.




O PRIMEIRO SELO 
Apocalipse 6:2
  Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.
João viu um cavalo branco ,o seu cavaleiro com um arco;foi lhe dada uma coroa;ele saiu vencendo para vencer.
È sem duvida o anti cristo que se passa por Cristo. È o tempo de 3 anos e meio de paz aparente,quando ele sairá a conquistar as nações fazendo os seus acordos iniciando com o acordo com Israel conforme previsto na profecia de Daniel 9.26 ‘’ele fará firme aliança com muitos’’.
Cristo é o cordeiro que abre o selo ,como pode ele mesmo ser o cavaleiro do cavalo branco?



O SEGUNDO SELO
Apocalipse 6.3,4  
3 Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem!
4 E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.









































continua...





















6 comentários:

  1. paz
    Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,
    Obs: qual é a diferença dia do Senhor deste texto com II Tessalonicenses 2:2 como se o dia do Senhor estivesse perto.

    ResponderExcluir
  2. O DIA DO SENHOR É O DIA ESCATOLÓGICO DE 1007 ANOS

    EM APOCALIPSE 1:10,É A ÚNICA VEZ QUE A EXPRESSÃO É ESCRITA DE FORMA DIFERENTE

    EM II TES 2:2= NO GREGO = hemera tou Christos

    SÓ QUE EM APOCALIPSE ESTÁ= hemera te kuriake(dia que pertece ao senhor)no caso,o domingo.

    SE EM APOCALIPSE 1:10 FOSSE O MESMO DIA DE IITES.2:2 OS TEXTOS ESTARIAM ESCRITOS DA MESMA FORMA GREGA,MAS NÃO ESTÃO,SOMENTE EM APOCALIPSE ESTÁ ESCRITA DE FORMA DIFERENTE.

    ResponderExcluir
  3. ok
    João tenha se referido ao domingo (Apoc. 1:10) e não ao Sábado, levando-se em conta que todos os evangelistas e apóstolos só mencionavam o Sábado como o Dia do Senhor. tese adventistas . o que acha

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=AZIxbpPgP_4

    ResponderExcluir
  5. depois destas coisa é o arrebatamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O arrebatamento amado ele vem depois dos acontecimentos com as sete igrejas das asias

      Excluir